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Dicionário para entrar no clima da Sparkling Night Run

A Sparkling Night Run está confirmada para ocorrer em 2021 e em contagem regressiva para sua sétima edição, dia 27 de novembro, em Bento Gonçalves. Calce seu tênis e prepare-se para disputar a corrida, pela primeira vez com premiação em dinheiro, ou participar da modalidade caminhada, inclusive com percurso kids. Além de curtir uma programação super bacana, você está agregando mais saúde e bem-estar ao dia a dia, com a prática de atividades físicas.

Que tal ir entrando no clima da corrida noturna de rua mais charmosa da Serra gaúcha? Para você não se sentir “no muro” antes do start, conheça algumas palavras usadas no dicionário dos corredores. Confira!

 

• Educativos: são exercícios que auxiliam no desenvolvimento e aprimoramento dos movimentos de corrida (biomecânica). São praticados como exercícios de aquecimento.

• Tempo bruto: é a contagem que começa a partir do momento em que a largada é dada oficialmente.

• Tempo líquido: começa a ser contabilizado a partir do momento que o corredor passa pelo tapete de cronometragem. É o tempo válido para o pódio e recordes.

• Overtraining: é a condição em que o corredor se encontra pelo excesso de treino ou falta de descanso adequado entre os treinos. Nesse estado, o rendimento é prejudicado e geralmente é acompanhado de sintomas físicos, sociais e psicológicos.

• Muro: é a sensação de bater no muro, quase literalmente. Nada mais é que o esgotamento do corredor por volta dos 30km em uma maratona. Segundo especialistas, esse momento é o ápice de escassez de glicogênio (fonte de energia armazenada nos músculos) além de sensações de fadiga e negatividade que acometem o participante depois de esforço intenso. É como se o corpo do atleta se negasse a continuar por ter ido longe ou rápido demais, “batendo no muro”.

• Pace: é o ritmo que o corredor faz por quilômetro, ou o tempo gasto para completar um quilômetro.

• Quebrar: normalmente, o corredor “quebra” por cansaço ou perda de força, pois não consegue continuar no mesmo ritmo. Ou ele diminuiu o ritmo para ir até o final ou para antes de completar a distância final.

• Pra morte: significa aplicar tudo de si em um treino ou prova. “Até o fim!”

• RP: Significa “Recorde pessoal”. É o melhor tempo do corredor para terminar uma determinada distância.

• Qualify: é a qualificação, índice de prova. Algumas provas como a Maratona de Boston, por exemplo, exigem do corredor um determinado tempo de acordo com sua faixa etária para efetuar a inscrição.

• Gel: de carboidrato, é um suplemento em sachê, recomendado para a corrida por sua praticidade em fornecer energia e ajudar na recuperação dos músculos.

 

E aí, já sentiu um pouco mais familiarizado com o universo das corridas e maratonas? Esperamos por você na Sparkling Night Run 2021! Faça sua inscrição pelo site http://www.sparklingnightrun.com.br/

Contato

Dúvidas sobre a prova:

contato@sparklingnightrun.com.br

Outras informações

CIC - BG Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves
www.cicbg.com.br
Alameda Fenavinho, 481 - Bento Gonçalves
Fone: (54) 2105.1999